Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 6 de maio de 2012

Distanciamento Inexistente


Para Durkheim a primeira e mais fundamental regra consiste em considerar os fatos sociais como coisas. Da mesma forma que um juiz julga um caso como externo a si mesmo, um sociólogo, cientista que estuda a realidade, deve analisar os fatos sociais como exteriores a si.

Porém, analisando com mais cuidado, a teoria de Durkheim supõe que os sociólogos não sofram influências dos mesmos fatos sociais que estudam, o que não podemos considerar como verdadeiro completamente. Segundo ele mesmo “o objeto em si e as ideias que a seu respeito formulamos nos tocam de perto e tomam assim tal autoridade que não suportam contradição.” Tomando tamanha proporção e sendo, em sua maioria, inconscientes, os fatos sociais atuam sobre todas as pessoas e lhes é impossível analisar fatos sem considerar seus valores prévios.

Isso porque não analisamos as coisas para depois criarmos ideias sobre elas, na verdade, tomamos consciência das nossas ideias e das coisas ao mesmo tempo, realizando uma troca quase simultânea. Por sua vez, a acomodação às regras atinge a todos e nos faz acreditar que muitos dos nossos sentimentos são frutos da nossa própria elaboração, quando, na verdade, são imposições exteriores e dificilmente alienáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário