Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 6 de maio de 2012


Sociedade em massa
Vivemos em uma sociedade capitalista, e extremamente individualista, que se orgulha por ser diversificada e formar pessoas únicas, capazes de criar seus caminhos. Vemos então diariamente pessoas seguirem diferentes caminhos, usarem roupas diferentes, cabelos diferentes, e concluímos então que somos únicos, e capazes de tomar nossas próprias decisões sem a intervenção de terceiros, tendo assim um caráter pessoal.
Essa ideia passa a ser contestada então por Émile Durkheim, que diferente dos outros filósofos e sociólogos passa a analisar as relações sociais em si, e formula o fato social. Para ele as decisões humanas não são tomadas de dentro de si para fora, mas baseadas nas ações que este sofreu ao longo de sua vida, sendo influenciado de fora para dentro. E por isso que normalmente as pessoas tendem a seguir a religião que a sua família lhe ensinou, ou optam por profissões das quais tiveram um maior contato ao longo de sua vida.
Para ele o fato social explica as decisões que tomamos ao longo da vida, sendo condicionados a agir dessa forma, baseado nos costumes e educação que a sociedade nos impôs ao nascer, e sendo assim não somos únicos ao contrario fazemos parte de um todo, onde fomos condicionados e ensinados a agir dessa forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário