Weber acredita que a sociologia é o instrumento para a compreensão do sentido da ação social, determinada por valores.
A sua teoria, portanto, contrapõe-se ao materialismo histórico defendido por Engels e Marx. Segundo Weber, encontra-se muito difundida a concepção de que a explicação de um fenômeno histórico só fica satisfeita quando dá-se motivos econômicos para o acontecimento. Sendo assim, as causas econômicas não são as unicas fontes de mudança ou transformação social, outros aspectos devem ser levados e consideração.
Considerando apenas as causas econômicas como verdadeiras e determinantes para um movimento social, passa-se a obter formulações mais genéricas, ja que nada é analisado a fundo, bastando que se de as razões econômicas.
Assim, a visão de Marx e Engels rebaixa todas as outras causas que podem levar às mudanças em uma sociedade.
Weber classifica a ação social em 4 tipos:
1) ação racional com relação a um objetivo: ocorre quando um indivíduo traça os seus objetivos e todos os meios de atingí-los.
2)ação com relação a um valor: ocorre quando um indivíduo se engaja em uma ação devido a um valor íntimo (podendo ser compartilhado por outros), e este assume todos os riscos contidos em sua ação.
3)ação afetiva ou emocional: quando um indíviduo move-se por suas paixões.
4)ação tradicional: quando um indivíduo age sob influência de hábitos e crenças já contidos no seu dia-a-dia.
Finalmente Weber observa que o método científico deve possuir uma homogeneidade, ele deve ser universal de modo que seja o mesmo para qualquer pessoa seja aqui ou do outro lado do mundo. Daí, a verdade científica vem da comparação da realidade dos fatos com o tipo ideal ("não corresponde a algo que deve ser, mas o objetivamente possível).
Na análise histórica, é extremamente importante, e muitas vezes essencialmente relevante que analisemos os aspectos econômicos que levaram ás mudanças, entretanto é igualmente importante que analisemos os aspectos culturais, contingentes, os quais podem ser em certos momentos mais relevantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário