Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A divisão do trabalho e suas repercussões

   Émile Durkheim trata em seu texto acerca da função da divisão do trabalho. Segundo ele o efeito moral desta seria  gerar solidariedade social.
   A solidariedade social pode ser dividida em solidariedade mecânica e orgânica. A primeira é típica das sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificam pela família, religião, tradição ou costumes, possui coerência porque os indivíduos ainda não se diferenciam.A segunda é característica das sociedades capitalistas, onde através da divisão do trabalho os indivíduos tornam-se interdependentes. Os indivíduos não se assemelham, mas são necessários uns aos outros como os órgãos de um ser vivo. Por não terem conhecimento da totalidade do processo produtivo, dependem um do trabalho do outro para que haja um produto final. Dessa forma há um conhecimento fragmentado, no qual um trabalhador não se identifica com o que foi produzido, não se sente necessariamente como produtor do objeto.
   Durkheim afirma que vinculando indivíduos , que de outro modo estariam separados , torna-se possível sociedades que sem a divisão do trabalho não existiriam. Tal fato pode ser exemplificado com as associações trabalhistas, onde funcionários se unem para lutar pelos interesses de determinada classe de trabalhadores. Se cada um trabalhasse autonomicamente, certamente tais sociedades não existiriam ou seriam menos frequentes, pois poucos interesses e condições seriam comuns entre os cidadãos.
   Para Durkheim, a divisão econômica do trabalho pressupõe uma anterior diferenciação social. Apesar das diferenças sociais atuais serem bem mais exacerbadas do que as que o filósofo previa, pode-se perceber a necessidade delas para a manutenção do sistema vigente.Por exemplo a necessidade de se manter um salário pequeno para os funcionários para que desse modo o lucro do empresário seja maior e assim a dinâmica industrial e comercial seja motivada.Nesse caso a diferenciação não é aceita a fim de que todos sobrevivam, mas sim para que o sistema sobreviva.
   Quanto à divisão do trabalho sexual abordada pelo autor,percebe-se hoje em dia, no mundo ocidental, um decréscimo da mesma.Várias mulheres ingressam no mercado de trabalho visando profissões antes desempenhadas apenas por homens, ao mesmo tempo, cresce a participação dos homens em assuntos domésticos e referentes à criação dos filhos. Porém tal aspecto não pode ser encarado apenas como positivo, pois segundo o autor as diferenças que complementam atraem e se fazem necessárias para o equilíbrio da união, para assim ambos se sentem menos incompletos em suas características.Segundo ele, em sociedades onde os dois sexos estão fracamente diferenciados a solidariedade conjugal é muito fraca.
   Émile Durkheim aborda em sua obra diversos aspectos da vida em sociedade e resume sua coesão como resultado da divisão do trabalho.O autor cita Comte para mostrar que a divisão do trabalho não é um fenômeno puramente econômico mas mostra em suas idéias um positivismo mais realista que o do outro autor.

Danielle Tavares- 1 º noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário