Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Chave da prosperidade

Durkheim, em "A Função da Divisão do Trabalho", aborda a necessidade da sociedade em compartilhar o trabalho. Ao longo da obra, para explicar e argumentar a favor de seu ponto de vista, Durkheim cita o que considera o fato social do trabalho, como essa divisão é benéfica para as sociedades e no que ela se sustena.

Sem delongas, o autor começa a obra já explicando os termos usados no título. O termo "função", nesse contexto, significaria "papel", ou seja, o papel da divisão do trabalho. Ele explica o termo trabalho junto com o seu papel, seu "fato social", que considera ser o de contribuir para a sustentação da ampliação do sistema. Com isso, fala que o efeito moral da divisão do trabalho seria a produzir uma solidariedade social, que é centro da organização da sociedade.

Segundo essa filosofia, a divisão do trabalho enriquece a sociedade e a torna mais civilizada. Algo verdadeiro, pois o francês aponta como diferença básica entre uma civilização complexa e uma primitiva simplesmente a divisão do trabalho. Porém, Durkheim parece ver um ponto negativo em tanto desenvolvimento ao afirmar que o modo mais avançado de divisão de trabalho conhecido, portanto de civilização, é praticamente indiferente a moral. Essa afirmação sobre a civilização industrial não se reduz somente a tal civilização, pois o filósofo estende esse pensamento ao falar que a influência de qualquer tipo de civilização sobre a moral é fraca.

A tão discutida divisão do trabalho é perfeitamente explicada nessa frase de Durkheim: "Busca-se no diferente aquilo que não se tem, mas deseja-se" (p. 70). É a partir da compreensão dessa frase que o resto fica mais claro, pois com esse conceito a ideia de como a sociedade pode crescer a partir dele se torna óbvia. A característica fraca de um se apóia na forte do outro e vice-versa, não deixando elos fracos em sua estruturação. É aí, exatamente nesse conceito, que parece que jaz a melhor maneira de fundar uma civilização predestinada ao sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário