A ciência do direito é uma disciplina que nos ajuda a entender melhor como as leis e os sistemas jurídicos norteiam nossas vidas nas sociedades em que vivemos.
Nesse contexto, a ciência do direito pode ajudar a desenvolver a capacidade de análise crítica, além de nos permitir avaliar as leis e os sistemas jurídicos de forma mais fundamentada, uma vez que para Descartes, a razão e a análise crítica são itens essenciais para se chegar ao conhecimento confiável.
Já para o sociólogo norte-americano C. W. Mills, o conhecimento é uma ótima ferramenta para a compreensão do mundo, haja vista que permite que identifiquemos as estruturas e relações que sustentam a sociedade. Assim, a ciência do direito pode nos permitir entender as estruturas e relações em que se baseiam os sistemas jurídicos e suas interações com outras esferas da vida em sociedade. Portanto, poderemos avaliar de maneira mais crítica as leis e os sistemas jurídicos que nos governam, a fim de agir de maneira mais eficiente para mudá-los, quando e se necessário.
Assim, ao combinar as perspectivas dos dois pensadores, fica evidente que a ciência do direito nos ajuda a olhar para o mundo de maneira mais crítica e racional, identificando as estruturas e relações subjacentes aos sistemas jurídicos e avaliando-os de forma fundamentada. Essa compreensão nos capacita a agir com mais eficácia para transformar esses sistemas quando e se necessário, além de contribuir para a construção de uma sociedade melhor.
Luiz Neto (1º Ano Direito - Matutino)
RA:231223641
Nenhum comentário:
Postar um comentário