É sabido que o Direito está presente em todos os âmbitos da vida em sociedade, sendo um instrumento fundamental para a compreensão das relações humanas, bem como para a regulação dessas.
Nesse sentido, a ciência do direito nos permite analisar e regular o convívio em sociedade, considerando a enorme complexidade que está envolta nas relações humanas. Dessa maneira, o direito torna-se um mecanismo capaz de mediar os acontecimentos no meio comum, por meio da instituição de regras, facilitando a convivência no meio comum.
Segundo Mills, nossa visão de mundo, em muitos casos, está limitada ao que enxergamos nos cenários próximos de nossas vidas, preterindo tudo aquilo que não faz parte de nossa realidade; entretanto, isso não significa que não existam outras perspectivas além daquilo que enxergamos. Deste modo, percebe-se a importância da ciência do direito como aparato que universaliza o trato nas relações sociais, de modo que não somente nossa realidade seja vista, mas que também as demais conjunturas existentes no corpo social possam ser consideradas. Por meio disso, nota-se a relevância da ciência do direito como um mecanismo que possibilita agregar a sociedade como um todo, podendo levar em consideração todas as suas características e elementos, e, dessa maneira, instituir regras que afluam com os costumes de determinado lugar, pois, de acordo com Mills, "nenhum estudo social que não volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações dentro de uma sociedade completou sua jornada intelectual" - isto é, não é possível estabelecer ordenamentos a uma sociedade sem considerar suas particularidades, e o direito é o mecanismo ideal para viabilizar a instituição de regras que levem em consideração as singularidades de cada lugar, por meio do estudo e análise desses.
Em paralelo a isso, considera-se, ainda, a necessidade de racionalizar tudo aquilo que se faz presente em nosso meio comum, como discorre Descartes. Sendo assim, com a utilização da ciência do direito como dispositivo capaz de compreender, mediar e racionalizar as relações sociais, é possível visualizar uma realidade mais clara na sociedade.
Sendo assim, conclui-se que a ciência do direito é um mecanismo fundamental para entender de forma mais nítida o funcionamento de uma sociedade, além de cumprir o papel de mediar e instituir regras para o convívio social.
Beatriz Fernandes - 1° ano de Direito (matutino).
Nenhum comentário:
Postar um comentário