Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 24 de março de 2023

Ciência do direito ajudando a compreender o mundo

Estamos, atualmente, no que dizem ser a Terceira Revolução Industrial- alguns, ainda, que pode ser até a Quarta- na qual a tecnologia da informação se desenvolveu absurdamente. Por isso, vivemos em um mundo no qual temos informações disponíveis quase que infinitamente, basta uma conexão com a Internet e um aparelho eletrônico para acessa-las. Porém, é tanta informação ao mesmo que tempo que as pessoas acabam se perdendo, gerando uma controvérsia: estaríamos vivendo mais desinformados do que nunca. 
Isso se deve ao fato de que a sociedade não consegue se informar adequadamente pois não consegue acessar as informações de que tanto precisa e, muitas vezes, acaba se informando erroneamente com tantas matérias falsas presentes na Internet. Com essa desinformação, a sociedade acaba ficando "alienada" e vulnerável. 
Por isso, a ciência do direito torna-se tão importante para a população, ao passo que ela consegue trazer a informação correta até a população, sobre seus direitos e deveres. Assim, ela ajuda as pessoas a olharem o mundo através de uma outra perspectiva- através do conhecimento de como se pode e se deve viver no mundo, tornando-as mais livres. 
Ou seja, o direito traz o que o sociólogo Mills chama de "qualidade de espírito" ao citar em sua obra: "o que precisam, ou sentem precisar, é uma qualidade de espírito que lhes ajude a usar a informação e a desenvolver a razão, a fim de perceber, com lucidez, o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar acontecendo dentro deles mesmos.". Em outras palavras, é preciso que em um mundo de abundantes informações haja algo- nesse caso a ciência do direito- que informe a população e a partir desse conhecimento a faça entender o mundo e seus direitos, trazendo uma compreensão mais verídica e, acima de tudo, mais liberdade e justiça. 

Giovanna de Moraes Pereira- Primeiro ano direito noturno 
RA: 231223706

Nenhum comentário:

Postar um comentário