Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de julho de 2022

TIPO IDEAL

 

TIPO IDEAL

Max Weber, a respeito de seu conceito sobre fato social discorre que o fato social de um individuo compreende-se pela sua interação com a realidade, assim o individuo é o foco do estudo de Weber.

Essas chamadas ações sociais são influenciadas majoritariamente pela cultura, diferente de Marx que acreditava que a maior influencia partia do fator econômico da pessoa. Consoante Max, o local no qual a pessoa esta inserido cria possíveis característica que se esperam daqueles desse tal local, isso ele denomina como tipo ideal (simplificação e generalização da realidade.), é válido pontuar que não é o que a pessoa é, mas que ela poderia ser. Por exemplo, se colocássemos em uma situação hipotética que há duas pessoas, uma mora em um condomínio de alto padrão e a outra mora em uma periferia e pontuássemos que uma escuta MPB e a outra escuta Funk, a conclusão precipitada que se obteria é que o morador do condomínio escuta MPB e o morador da preferiria escuta Funk. Isso não significa que todos que moram na periferia realmente escutam funk e vice e versa, contudo devido ao local e a cultura que essas pessoas estão inseridas, pressupõe-se determinados gostos e ações.

Analisando-se fatos particulares é notado fatores em comum de certas pessoas em certos lugares, todavia, apesar de muitas vezes essas afirmativas serem compatíveis com a realidade é necessário atenção pois pode-se criar falsas noções e julgamentos baseados em generalizações muitas vezes preconceituosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário