Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Do chão à razão



            Com nova perspectiva acerca do modo de visualizar o mundo, o socialismo marxista trouxe consigo a ideia de pensar a realidade a partir do que há de material, isto é, partir das condições reais às teorias. Assim, as condições materiais envolveriam a liberdade, seja para expandi-la ou limitá-la. Dado este novo método, cabe aos agentes do direito a reflexão quanto à sua utilidade e aplicação.
            Embates sociais em que é possível notar a dialética marxiana acontecendo envolvem o direito, dado que este, no contexto da sociedade capitalista, é uma simbologia da dialética – ele emerge e se modifica através das lutas econômico-sociais.
            Uma manifestação social que vem levantando questões quanto ao reflexo da realidade no exercício dos direitos são as mobilizações por passe livre.
 
             Nessas manifestações, há exemplo de tese (aumento do passe para manter o lucro das empresas), antítese (corrosão do salário do trabalhador, dificuldade de locomoção dentro das cidades por razões puramente econômicas, questionamentos acerca da aplicação de recursos públicos) e, finalmente, síntese (aquilo que será feito pelo Estado frente às pressões).  
Neste contexto, é interessante ao direito refletir qual o poder real de exercício de alguns direitos advém da possibilidade econômica dos sujeitos. Do legislativo ao judiciário, é razoável ao menos que se pense acerca do sujeito ou dos interesses que envolvem os direitos, utilizando métodos apontados pelo socialismo científico.

Tatiane E. Lima - 1º ano Direito - Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário