Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Teia de Aranha

O Mundo vive hoje o seu grau máximo de globalização, as sociedades ao redor do globo estão totalmente conectadas e basicamente se interdependem, onde um fio estourado nessa teia põe tudo e todos em caos e colapso; vide a Crise Mundial de 2008, que começou com a quebra de investimentos imobiliários nos EUA e dias depois devastou a economia Europeia. Nessa Era Capitalista, vale aquela velha ideologia do Ter para Ser, onde o indivíduo acredita na necessidade de ser conectado a este esquema do capital, deixando todo a sua vida ser conduzida, reprimida e manipulada pelos donos desse sistema corrupto.
A Liberdade está influenciada pelo poder de compra, pelo acúmulo de capital, onde as pessoas, dotadas teoricamente de liberdade não partem de condições iguais. O Brasil, que carrega o lema de ser “um país de todos”, dá óbvia preferencia aos indivíduos com “gordas contas” bancárias; onde, por mais que todos possam ingressar em universidades publicas (com liberdade para isso), os pobres acabam permanecendo marginalizados e condenados ao limbo de funções hierarquicamente menores, pois não tiveram educação básica de qualidade para passarem pelos processos de Universidades Renomados, como a UNESP . Surgindo daí os financiamentos estudantis, que trabalham pela sociedade de capital, enlaçando cada vez mais os miseráveis em suas entranhas, com dívidas que podem se estender por mais de uma década, que sustentam o giro de capital.
Deveríamos ser julgados isonomicamente, porém as pessoas abastadas, com seus históricos privilégios, subvertem a ordem jurídica a seu favor. Ganhando uma suavização das penas para crimes que, do outro lado da moeda, representam o corredor de escoamento para penitenciárias decrépitas quando se é pobre, sem direito à justiça real, se você não é dono do Capital.
Os poucos países comunistas que resistiram à vitória do Capitalismo acabaram tendo que se adaptar a ele, vivendo hoje apenas uma sombra de seus ideais. A China, abriu seu mercado para o mundo, exportando produtos em massa para “o outro lado”, fazendo com que a sua economia também passe a depender do Sistema que governa o povos. A Apple, por exemplo, a vitrine do Capitalismo, fabrica seus produtos nos polos industriais chineses; visando menores custos de produção e vendendo-os ao Ocidente a preços estratosféricos.
Nossa Constituição Federal prevê a obrigação da União de promover a Saúde para todos, porém, seria essa de qualidade? No Brasil, o Sistema de Saúde Público está “caindo aos pedaços”, sempre aumentando a necessidade de Judicialização deste. Dando o Governo a preferência aos hospitais boutiques particulares, sucateando aqueles outros destinados ao não abastado proletário.
Ao analisar esses pontos, percebe-se o quanto a Sociedade está viciada ao Mercado, o indivíduo se apegou a ele como se este fosse heroína; o que está destruindo a sua humanidade e tornando-o cada vez mais fútil, individualista e segregacionista. Fica a pergunta, nessa corrida de obliteração que entramos “sem querer”  para acumular dinheiro haverá um vencedor ou a linha de chegada será apenas mais um ponto de partida rumo a solidão?

Nome: Fabrício Eduardo Martins Soares - 1 ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário