Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 22 de março de 2014

A arte da cogitação

     Em seu "Discurso do Método", escrito em 1637, René Descartes buscou deixar clara a inquietação, insatisfação e o descontentamento com a maneira convencional de se fazer filosofia no século XVII. Deixando de lado a ciência chamada revelada (são exemplos a magia, a astrologia e a alquimia), ele rompe com a tradição de interpretar somente os clássicos e inaugura o princípio de produção de conhecimento conhecido como método científico. Inspirado pela importância da dúvida ao se tratar da construção do conhecimento, Descartes indica o método como solução e caminho para a verdade absoluta. Esse método aumentaria a perspectiva de promoção do progresso humano, além de criar um leque de novas maneiras para a compreensão e interpretação do universo. 
     Descartes afirmava que o questionamento seria a base sólida na qual o conhecimento seria contruído, já que é o único caminho para investigar os enigmas que cercam o mundo dos Homens. Também sugere em sua obra que após dominar a dúvida, o Homem teria a segurança necessária para enfrentar o mundo, postando-se diante dele como um senhor, e não mais um escravo.
     Ao trazer esse pensamento para a atualidade, nota-se que a luta contra a acomodação e a vontade de transformar o mundo por meio de novos pensamentos defendida por Descartes se mostram válidas, já que cada vez mais assistimos banais reproduções terem espaço na sociedade ao invés de um conhecimento ou uma racionalização que seja original. Não se pode confiar e insistir para sempre em uma única interpretação de determinado patamar, pois o conhecimento formado por várias opiniões é o que faz a humanidade progredir. 

Vitória Schincariol Andrade
1º Ano Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário