Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 22 de março de 2014

Descartes: o conhecimento decorrente do método.


   Método, segundo o dicionário Priberam, pode ser definido como “processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade”. A partir dessa definição, é possível resgatar a origem histórica do desenvolvimento do método e, dessa forma, retornar à obra cartesiana.
   Segundo Descartes, o conhecimento estava fundado sobre fracas, dúbeis bases, muitas vezes atrelado a crenças e ideologias. Fazia-se necessária, portanto, a desconstrução do conhecimento vigente para que fosse possível o surgimento do conhecimento verdadeiro. Assim, por meio da dúvida metódica, dá-se a busca a um marco inicial, uma base sobre a qual o conhecimento possa ser fundado, norteado pela razão. A partir daí, o conhecimento advindo a partir de uma verdade absoluta, o conhecimento de fato seria explicitado, se livrando das antigas dúvidas decorrentes de um método falho para a absorção e exteriorização daquele.
   Essa proposta foi, sobretudo, ousada. Ir de encontro às tradições culturais e sociais, afirmando que o processo de reconhecimento do mundo, realizado por anos, era falho demonstra a convicção que possuia em sua ideologia,ainda mais tendo em vista as punições dadas aos outros pensadores que seguiram esse caminho (vide o ocorrido com Galileu Galilei). Quem sabe, isso tenha sido o diferencial para que pudesse ser iniciada a revolução racional em todas as áreas do conhecimento.
   Cabe ressaltar que as ideias cartesianas não foram por todos aceitas, mas seu método passou a ser usualmente empregado. Assim, o grande valor atrelado a Descartes  não se encontra na teoria por ele proposta, mas na organização e padronização presentes em seu método. Cai, portanto, em mais uma das grandes ironias da humanidade: o grande defensor da razão e da lógica não se glorificou pelo uso de tais aspectos, mas pelo processo descrito para que sejam tais alcançados. Como pensador, Descartes foi o maior dos padronizadores.

Victor Bernardo C. Dantas
 Direito Diurno - turma XXXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário