Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 22 de março de 2014

Entre sonho e realidade

A partir do uso do senso crítico, e da descrença na Filosofia e nos ensinos tradicionais, René Descartes realiza sua maior obra, o “Discurso do Método”, onde discorre a propósito deste, sua maior contribuição para as Ciências Humanas.
Tal descrédito surge para Descartes devido ao fato de a Filosofia não ter sido capaz de, ao longo dos anos, eliminar os outros tipos de conhecimento, pelo fato de seus alicerces não serem suficientemente fortes para tal finalidade. Para ele, tal incapacidade demonstra que a Filosofia não pode ser tida como absoluta, pois, a partir do momento em que suas bases não são inabaláveis, ela torna-se discutível, passível de questionamentos. Quanto aos ensinos tradicionais, tais como a Escolástica, Descartes abdica dele, pois, em sua visão, não possuíam aplicação na vida real, portanto inexiste um sentido em utilizá-los.
Os questionamentos constituem a base do método, pois este tem a intenção de discutir o modo como inicia-se a construção da ciência moderna. Além disso, eles devem ser aplicados a todas as ciências, buscando o conhecimento unificado, inequívoco.
Para atingir tal conhecimento, é necessário que se diferenciem sonhos e realidade. Descartes diz que tal separação é essencial, pois os mesmos pensamentos podem ocorrer durante ambos, mas não basta que eles existam na mente para que eles sejam verdadeiros. Eles devem estar fundamentados em fatos da realidade exterior à mente.

Assim, o Método consiste no questionamento que leva à fragmentação do pensamento, evoluindo do mais simples ao mais complexo, e por fim, na revisão de todas as informações coletadas, visando a coerência, pertinência e relevância do objeto estudado.

Maria Luiza Rocha Silva - 1º ano Direito Diurno - Turma XXXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário