Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de abril de 2022

   

O Tribunal

Muitos se perguntam o que há no plano além do conceito existente da vida, alguns supõem que seja um paraíso repleto de todas as coisas que há de melhor nesse mundo, outros acreditam que é apenas um local temporário onde somos julgados por nossos pecados antes de voltar a terra. Porém hoje, meu caro leitor, esse plano além da compreensão humana, mais especificamente no setor reservado para aqueles que dedicaram a sua vida ao conhecimento, se torna palco para o julgamento em tribunal de duas correntes filosóficas, onde, seus advogados, são seus criadores. 

- Senhoras e Senhores, está aberta a sessão no compartimento 3,14 do pós vida, para a discussão a respeito das Bases Epistemológicas do conhecimento, para definir, nos momentos atuais, a teoria de maior importância na sociedade, promovida pelas partes René Descartes, com o Método Científico, defendida por sua obra O Discurso do Método, e, em oposição, Francis Bacon, através do racionalismo experimental, reafirmado em sua obra Novo Organum. Eu me chamo Immanuel Kant e irei julgar este processo. - Pelo fato de sua teoria se situar em um plano de intersecção entre o empirismo e o racionalismo, todos consideraram que Kant seria a atribuição ideal para tal julgamento. - Começo passando a palavra para Descartes. 


- Promovendo o início de meu argumento, Meritíssimo, gostaria de afirmar que o Método Científico não é defendido apenas em minha obra, mas sim algo difundido mesmo hoje, no ano terrestre de 2022, provando que a razão é de extrema necessidade para a pesquisa e o descobrimento, uma vez que tudo deve ser questionado, e através de tais questionamentos e, é claro, a formulação de hipóteses, chegaremos no conhecimento. O método, além de ser a forma mais clara de se alcançar o saber, não nos permite ser enganados, pois estaremos sempre munidos da dúvida e não aceitaremos aquilo que não for comprovado. 


- É de certa ironia, Vossa Excelência, que o defendido da oposição seja o Método Cientifico, pois eu mesmo me baseio no meu próprio. - Bacon dá partida em seu argumento - Porém, em minha teoria, defendo que o alcance do conhecimento deve ser obtido através da utilização total de nossos mecanismos e de uma proposta indutiva, onde, de uma forma experimental, alcançaremos a cura de nossa mente. E, percebendo as nossas antecipações, nos impedimos de cair no senso comum e trilhamos em busca da evolução, proposta através da interpretação de cada um da natureza. Eu proponho, meritíssimo, a cura da mente humana, e acredito que é de extrema importância para a sociedade atual. Devo esclarecer, que não me oponho de forma alguma as inovações, pois, eu mesmo sou um crítico a forma tradicional de fazer filosofia, porém, a observação é algo que não pode ser abandonado ao se fazer ciência. 


-Devo concordar que é de muita importância o método científico e o abandono do modelo antigo, mas também devo dizer que não há como se basear em observação para a constatação de fatos, pois estaríamos assim, nos deixando guiar pela ingenuidade. - Alfineta Descartes.  


- Ingenuidade, meu caro, é aceitar apenas que a razão é a única que pode nos prover o saber! 

 

A discussão se estende e se torna cada vez mais calorosa. Quando chega em seu ápice, os espectadores, os defensores e o júri concordam que para definir o futuro do conhecimento humano, devemos chamar, de outro setor, um humano que estava recentemente vivendo o período propriamente dito, então, é convocado de outro compartimento, o brasileiro Alexander Campos, que morreu por negar a vacina. 


- Dou a palavra ao senhor Alexander Campos, que irá nos auxiliar no processo para decidir qual corrente deve ser seguida!  

- Olá a todos, me desculpe a pergunta “dotô”, mas eu vou falar sobre o quê mesmo? - após ser contextualizado da situação, o brasileiro começa a falar - Então, na minha opinião, os dois tão certos. 

-Poderia nos dizer o porquê?  

-Bom, eu vou te falar que a pesquisa é muito importante sabe? Esses dias mesmo eu recebi no meu celular uma notícia que graças a Deus me impediu de tomar a vacina, vocês sabiam que a China está implantando chip nas vacinas pra conseguir controlar a gente? E tem mais! O bom da pesquisa é que ela chega rápido na gente né? Só olhar no grupo da família e prontinho, já posso ficar seguro! Mas vou te falar que observar também é muito importante! Esses dias estava vendo as notícias e observei o tanto de gente que reclama de falta de serviço por aí, e ainda culpam o presidente, mas eu sempre vi que são todos um bando de folgado que não procura emprego e eu falo isso porque eu vejo viu? Graças a Deus tenho muito conhecimento, sei das coisas!

 

Após as afirmações absurdas do senhor Alexandre e 10 minutos de silêncio completo de todas as partes, foi decidido que ambas as correntes científicas são importantes e possuem as suas semelhanças e diferenças que contribuem para o alcance do conhecimento. Sendo assim, o tribunal foi encerrado sob a justificativa que há uma desvalorização do conhecimento no ano de 2022 e uma suposição errônea a respeito do mesmo e que o ideal é encontrar uma forma de combater tal barbaridade, pois seguir uma corrente é melhor do que não seguir ou compreender nenhuma. 



Maria Cecília Da Silva Mateus - 1º Ano de Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário