Em tempos onde realidade e razão por muitas se fundem, a percepção de ciência verdadeira se perde. Dificultando a distinção entre opinião e fato, o que causa graves danos à sociedade e consequentemente a saúde.
Grandes deturpações de informações foram geradas sobre os métodos de prevenção contra a Covid-19. Notícias como "a vacina muda o DNA" ou " o uso de máscaras deixam doente" são frequentemente espalhadas por diversos tipos de redes, acertando em cheio uma parcela da população que utiliza do seu "bom senso" para julgar e avaliar tudo o que chega até eles. Muito dificilmente procuram pela base ou fatos concretos da mesma. Ajudando assim a perpetuação das famosas Fake News.
De acordo com o Discurso do Método de René Descartes (1637) , o homem só chega à verdade através da razão. Portanto, utilizar como base a opinião e pura especulação, fere diretamente com seus princípios. A desinformação leva a descrença nas medidas sanitárias propostas, levando ao descumprimento das mesma, o'que causa diversos prejuízos na saúde pública, como a propagação do vírus, aumento do numero de casos e consequentemente do numero de mortos.
Dessa forma, toda e qualquer informação sem os devidos experimentos científicos, devem ter sua veracidade questionada. Para que assim possamos evitar os impactos negativos que as notícias falsas causam, diminuindo assim sua ampla divulgação e focando no real cumprimento do objetivo da ciência, o bem comum, ajudar o próximo e desenvolver a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário