Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Sandice Positivista

O francês Augusto Comte, sábio pensador, nos presenteou com a teoria dos três estágios do pensamento. Segundo ele, a forma de entendimento passa por três estados: o Teológico (explicações advindas de Deus), o metafísico (foco no pensamento abstrato) e o positivo que, para Comte, é o mais avançado e satisfatório dos três. Tal estado marca o amadurecimento do pensamento humano.

Tendo como precursores Descartes e Bacon, o Positivismo de Comte - também chamado de Física Social ou Filosofia Positivista - preza as relações imediatas entre as coisas. Sendo assim, tal ideologia não visa a profundidade ou a essência das coisas (tarefa incumbida aos Estados Teológico e Metafísico).

Além disso, Comte propunha uma reforma da educação. Esta reforma se daria pelo fim do isolamento das ciências, gerando uma unificação dos mais diversos conhecimentos. Ademais, a Reforma seria parte do caminho pelo qual as sociedades se encaminham para o mesmo fim: o progresso, visto por Augusto Comte como a sociedade industrial.

O estudo positivo, base para a reorganização social, é fundamentado na noção de coesão social. Isso ocorre quando tudo encontra-se em "seu devido lugar". É por meio dessa ordem que a sociedade alcançaria o progresso. Essa ideia consagrou-se no lema comteano "o Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim", abreviado simplesmente como "Ordem e Progresso" - lema da bandeira de nosso país.

Com todo esse amor e confiança na sua Filosofia Positiva, Comte, de certa forma, passou dos limites. Tentou criar uma religião fundada no aspecto positivo, na qual se buscaria a plena espiritualidade humana - há, inclusive, diversos templos destinados aos religiosos positivistas hodiernos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário