Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Em função da sociedade


    Escritor de “As regras do método sociológico”, o professor francês Émile Durkheim acreditava que a sociologia não deveria ser associada à ideologia e sim à ciência.
    O fato social, que nada mais é que toda maneira de agir suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coeção exterior, deveria ser estudado como “coisa”para Durkeim. Este também acreditava ser necessário entender o fato social em razão da coerção que exerce sobre as pessoas. Nesse sentido, vale notar que a prevalência da sociedade é o fator mais importante  nos pensamentos de Durkheim. Daí vêm as chamadas regras sociais: costumes impostos ou através do direito ou simplesmente devido `a impossibilidade de fugir a eles. E é o mecanismo da coerção que impede a fuga à tais regras.
   Em sentido amplo, o uso de vestimentas em público, por exemplo, é uma regra social. Um outro exemplo, é a emissão de uma opinião por um governante que vai de encontro aos valores de seu partido político. Tal pensamente seria rapidamente reprimido para se conservar a ordem do coletico.
   Além disso, para Durkheim, as formas de comportamento, mesmo que expressas por cada pessoa, nada mais são que hábitos forjados na dimensão do coletivo.  Os pensamentos que parecem ter caráter comum devido à soma das percepções da população, na verdade são apenas fruto de uma coerção social que os guia dessa maneira. Um exemplo disso são as opiniões geradas pelo senso comum.
Sofia de Almeida Antunes
ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário