Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

ídolos na Atualidade

     Francis Bacon foi um filósofo, ensaísta e político inglês. Sua principal obra filosófica é o Novum Organum, nesta obra Bacon critica os métodos de Aristóteles que prioriza o pensamento ao invés da experimentação, para Bacon o conhecimento vem da experimentação. Podemos notar a crítica a Aristóteles na citação a seguir : " Pois Aristóteles estabelecia antes as conclusões, não consultava devidamente a experiência para estabelecimento de suas resoluções e axiomas. E tendo, ao seu arbítrio, assim decidido, submetia a experiência como a uma escrava para conformá-la a suas opiniões."


     Bacon denomina dois métodos o da Antecipação da Mente( método aristotélico, do conhecimento contemplativo) e o da Interpretação da natureza (método da experimentação). Na Antecipação da mente ele cita as falsas percepções do mundo que ele chama de ídolos. Os ídolos podem ser divididos em quatro grupos, os ídolo da tribo, os ídolos da caverna, os ídolos do foro e os ídolos do teatro. O primeiro se refere as distorções que vem da própria mente humana , como a incompetência dos sentidos, o segundo se refere as relações estabelecidas entre o homem e ambiente em que vive, o terceiro as relações interpessoais e o quarto as representações equivocadas e teatrais.
     
    Esse conceito dos ídolos se mantem atual e mostra a base do senso comum, mesmo em pleno século 21 nos deparamos com preconceitos que se perpetuam por gerações, ideias plantadas pela mídia na mente da população. Devemos abandonar esses conceitos e buscar nosso próprio conhecimento, para sair do senso comum e nos tornarmos seres críticos.


Juliane P. Motinho  1° ano , Direito - Noturno
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário