Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

  A Realidade de Bacon      

Amparado  na teoria de Demócrito, a quem  julgava ser mais importante que Aristóteles e Platão, Bacon preconiza a interpretação do mundo pela experiência, a utilização da ciência para fins práticos, criticando a ciência como simples exercício da mente.Assim como Descates , tinha seu método a finalidade de dar ao homem poder sobre a Natureza, fazendo desta “uma simples provedora de matéria prima “  para a elaboração de bens e serviços benéficos ao  homem.
Embora com finalidades iguais, Bacon defendia o método indutivo, baseado no empirismo, no qual apenas através da investigação metódica e sistemática da realidade se poderia  alcançar conclusões.Contrariamente, Descartes defendia as premissas-verdades gerais já afirmadas- como base da obtenção de novos conhecimentos ( método dedutivo).
Mesmo que a indução fosse conhecida dos antigos, com Bacon o método ganha projeção, amplitude e eficiência (ciência da utilidade).
O método indutivo foi extremamente importante para o avanço das ciências e se tornou ainda mais contemporâneo do que o dedutivo de Descartes, porém a  simples observação da disposição ordenada feita nas três tábuas de seu método não poderia levar sempre a hipótese correta  ,além de que Bacon não pode prever que  as deduções matemáticas  seriam fundamentais  para o avanço das ciências modernas.
Bacon, em  seu antropocentrismo arrogante, desconheceu o fato, como bem aponta o filme Ponto de Mutação , de que o homem é como um órgão, unidade participante e interdependente com outros órgãos  de um complexo sistema;Natureza.
Não há como um órgão sobreviver enfraquecendo outros órgãos de um sistema cuja sobrevivência é causa da sua própria.

Eduardo Guercia- Direito Notuno

Nenhum comentário:

Postar um comentário