Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 2 de setembro de 2012

Expectativa

Espera-se muito dos estudantes de uma das maiores e melhores universidades do país. Espera-se bom senso, visão crítica, ética, enfim espera-se ,acima de tudo, civilidade dos alunos da Unesp. No entanto, quando há a divulgação de um evento ou palestra cujo assunto aparenta ser mais polêmico, vários colegas automaticamente pensam: Será que certos grupos vão exagerar? Será que vão ignorar os limites da prudência e do respeito?
Na última terça-feira, eu tive a minha resposta. Vi um palestrante ser impedido de falar, a minoria escolher o que pode ou não ser dito e, principalmente, vi hipocrisia. Criticaram ações e discursos antigos do "Príncipe" do Brasil visando defender a democracia, mas a atacaram cruelmente quando censuraram um indivíduo, ora todos têm direito a voz, mesmo os criminosos, mesmo os infratores. 
Há quem diga que não se pode permitir que discursos de ódio sejam ditos e para esses eu tenho uma pergunta: Nós vivemos em uma sociedade que pune um delito mesmo antes que ele se concretize?
Quero deixar claro que considero Dom Bertrand, no máximo, herdeiro da antiga família real e condeno suas atitudes com os homossexuais e com os sem terra, entretanto vou me esforçar para que minhas críticas sempre façam jus a minha universidade e aos meus amigos, vou me esforçar para ser digna de fazer parte da minoria intelectual do meu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário