Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 3 de setembro de 2016

Ação social liquefeita

            Em uma abordagem sobre as relações sociais contemporâneas, é possível notar o fenômeno da sociedade liquida, caracterizado por uma fluidez nas relações e o domínio de uma individualização. Esse fenômeno é descrito pelo teórico polonês Zygmunt Bauman, que fala sobre como as relações atuais duram menos e se liquefazem na sociedade. Presencia-se assim a era da indiferença e da intolerância, na qual há uma insensibilidade e uma falta de compaixão ao próximo.
           Tal questão pode ser associada a teoria de Weber e o seu individualismo metodológico, compreendendo o indivíduo e sua ação social. O autor, em uma abordagem coletiva, considera tais ações inserindo o conceito de juízo de valor, que representa as crenças e sentimentos pessoais, e estabelecendo uma classificação entre elas. Com a indiferença e a intolerância, que são muito presentes atualmente, os indivíduos se utilizam desse juízo, escolhendo valores de acordo com sua própria consciência, sendo que a partir de determinadas ações tomam uma posição.
            A partir disso, a indiferença e a intolerância podem ser vistas sob a ótica das ações sociais. Com a ação racional, esse indivíduo busca um objetivo e combina os meios para atingi-lo. Assim, a ação de ajudar ao próximo pode ter um objetivo que não alcança a compaixão, mas que procura enaltecer a imagem pessoal e obter seus benefícios. A partir da ação tradicional, esse indivíduo é estimulado pelo hábito de não olhar ao próximo, ou pela crença que a postura do outro é incorreta, enquanto que para uma ação emocional, as paixões do indivíduo podem levar a intolerância e a falta de respeito.
            Em suma, a modernidade líquida, descrita por Bauman, considerando os conceitos de indiferença e intolerância, pode ser associada aos tipos de ações sociais distinguidos por Weber e a sua relação com o juízo de valor. Ademais, vale ressaltar que a função do sociólogo é explicar ao indivíduo suas atitudes, trazendo com isso uma reflexão muito importante.


Gabriela Guesso Pereira
1º ano Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário