Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ruptura no pensar sociológico

Max Weber foi um dos fundadores da sociologia, juntamente com Auguste Comte e Emile Durkheim. Dentre suas contribuições, muitas foram as rupturas com as ideias antes desenvolvidas por outros pensadores e, ocasionalmente, com as ideias produzidas simultaneamente. Desse modo, Weber pode ser considerado como inovador, tendo em vista que pensou diversos pontos  refletidos por outros sociologos e imputou distintas analises e reflexões das formuladas pelos primeiros acerca dos mais variados assuntos. 
Nesse ambito, Weber era contra a visão teleológica das sociedades, sendo um dos principais ideais defendidos por Comte. Para este ultimo, a sociedade é dividida em estagios de evolução, sendo as formas primitivas inferiores às sociedades positivas. Já para Max, existia o conceito de sociologia compreensiva, o qual podia ser aplicado em analises de contextos e fatos de maneira isolada. Sendo assim, as distintas sociedades são analisadas separadamente, de modo que não haja uma linha evolutiva, mas diferentes modos de organização e de ação que devem ser considerados.  
Além disso, o ponto que distingue as analises weberianas das durkheiminianas é o foco das ações, que, no primeiro caso, encontra-se no individuo. Ainda que Weber trate as vezes dos entes coletivos, há sempre o foco na ação individual, sendo está ainda dotada de racionalidade, tendo em vista que  uma prévia escolha de valores que norteiam a ação, partindo do pressuposto de que o valor é o ponto de partida para a ação. Sob olhos do funcionalismo, o foco está na sociedade, que deve ser analisada como um todo. Ademais, as ações são os chamados fatos sociais, os quais são exteriores ao homem, fato que demonstra a grande disparidade entre os ideais defendidos por ambos sociologos.  
Por fim, é importante esse processo de ruptura no pensar, pois sucita que diversos posicionamentos existam para que depois um deles seja consolidado. O materialismo dialético, proposto ainda por um quarto sociólogo, Karl Marx, demonstra isso. A tese e a antitese se contrapoe e formam a sintese, promovendo sempre o pensamento humano.


Ianca Lobato Dehon Tonin - 1° ano de direito matutino  

Nenhum comentário:

Postar um comentário