Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 3 de setembro de 2016

                                      A primazia do indivíduo  


  A ciência sociológica pode ser considerada como a personificação do humano, ela se utiliza da racionalidade, os fatos, as estatísticas, as observações, e do empírico, do abstrato, o valor e a significação atribuídos pelo indivíduo a algum acontecimento, a uma ação social ou individual. Weber, ao contrário de Durkheim, analisa a individualidade como resultado da sociedade, consequentemente o indivíduo possui primazia sobre o social:

Na medida em que a nossa ciência, por meio da regressão causal, atribui causas individuais – de caráter econômico ou não- a fenômenos culturais econômicos, ela está buscando um conhecimento “histórico”.(WEBER, p.119)

  Apesar do caráter objetivo, não em seu termo estrito, pois se o fosse a palavra no título não estaria entre aspas, ele carrega consigo concomitantemente um caráter subjetivo ao atribuir o valor como algo intrínseco à ciência e que deve também ser estudado,o porquê se valora e a partir daí cria-se uma cultura.
  Essa cultura, sendo a realidade, é a relação de ações sociais correlacionadas,  essas mesmas ações realizadas por diversos indivíduos,acaba por criar uma identidade da cultura em um espaço e tempo, como as classificações das levas de pessoas que nasceram e viveram em determinado período e possuem características iguais ou muito parecidas nas ações, por exemplo a instantaneidade necessária e exigida pela geração Y ( os que nasceram após a década de 80).
  Porém, apesar da ação social, o indivíduo possui uma autonomia, que segundo Weber diz respeito ao qual valor, dependendo do contexto e grupo social inserido, o indivíduo escolherá atuar.Consequentemente, ele é moldado segundo a situação, contudo como uma escolha dele.
  Essa notícia do jornal Folha de São Paulo ilustra essa situação e também aborda os valores que cada grupo possui e a partir desses valores decidem agir.


  Weber critica a “concepção materialista da história” por atribuir à economia, através de hipóteses frágeis para satisfazer uma explicação, como “sempre determinantes em última instância” a única causa autêntica para explicar um fenômeno social. No atual contexto político, a questão econômica foi a principal causa que levou a uma mobilização de parte da sociedade para destituir do poder a presidente, a conclusão desse desejo, porém, abarcou muitas outras questões, como políticas e jurídicas.
  Portanto, é extremamente necessário a visão e estudos do indivíduo para que ele possa formar sua própria opinião, crítica e valores, os quais serão refletidos na sociedade.


Lorena Lima-primeiro ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário