Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 3 de setembro de 2016

Do Cortiço à Favela

          Sem dúvida, um dos livros mais expressivos da literatura brasileira é o Cortiço, escrito por Aluísio de Azevedo, em 1890. Essa obra é o marco do Naturalismo, e traz, em suas páginas, uma ilustração sobre a realidade vivida pelos morados de um cortiço e como suas ações são modeladas pelas relações sociais desse ambiente.
            Jerônimo é um português trabalhador honesto, casado com Piedade (mulher dedicada à família e à religião). Muda-se para o Brasil, onde passa a morar no cortiço. Ao longo da narrativa, Jerônimo, envolvido pelas relações sociais, adquirindo vícios e hábitos brasileiros (bebida, luxúria e jogo), o que resulta no fim do seu casamento e seu envolvimento com Rita Baiana.
            Sobre a perspectiva de Max Weber, Jerônimo foi moldado pelas relações sociais e pelo contexto em que ele está inserido, determinando, assim, suas ações sociais. Sua essência permanece à mesma, mas o modo de se manifestar foi condicionado pela situação.
            Transportando essa narrativa para a realidade tangível, a situação do cortiço assemelha-se muito com a vida nas favelas brasileiras. Os moradores dessas comunidades, principalmente as crianças, praticam as ações sociais conforme as relações estabelecidas na comunidade (que na maioria das vezes é dominada pelo tráfico e pela criminalidade). Como diria o velho ditado, “educação vem de berço”, podemos notar que a família é uma das instituições que interfere na vida das pessoas, seja de modo positivo ou negativo. Assim, em um ambiente hostil e agressivo, o filho poderá apresentar comportamento semelhante, pois o ambiente em que está inserido o condiciona a tal ação.

            Por conta dessa diferença de realidade, surge o preconceito e a discriminação contra os cidadãos das comunidades carentes, e suas motivações são jugadas por equívocos e desconhecimento. Segundo Weber, cabe ao pesquisador analisar as situações sociológicas sem imputar seus valores pessoais, pois cada indivíduo é induzido pelos ambientes que o cercam.

João Raul Penariol Gomes - 1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário