Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Positivismo,Progresso e Impacto Histórico

Auguste Comte(1798-1857) foi um dos pensadores mais importantes da história moderna,como um dos pioneiros na sociologia e fundador do positivismo.
Comte,em sua obra"Curso de Filosofia Positiva" busca classificar as ciências e encaixa-las em seu contexto social pós revolução francesa.Utilizando como métodos a observação,a comparação e a experimentação,seguindo os passos de Descartes e Bacon no aprimoramento dos métodos de estudo cientifico.
Um dos principais pontos da teoria positivista de Comte é o das "leis" que regem o comportamento humano e a natureza.Para ele existia uma especie de padrão,uma relação comum nos comportamentos que advêm instintivamente.E essas "Leis" é que deveriam ser observadas e formar o sistema jurídico que mantem a ordem numa sociedade.
É importante apontar a valorização que Comte dá a ordem e sua manutenção.Para ele(e sua teoria positivista) a ordem era o meio para alcançar o progresso.Esse pensamento foi muito explorado pelas classes sociais dominantes ao longo dos anos,que utilizavam-se da ideia de manutenção rígida e imóvel das classes.Um bom exemplo é o amor que os militares brasileiros,historicamente conservadores e ligados as classes mais altas,ao depor o imperador estamparam na nova bandeira brasileira o lema "ordem e progresso".
O impacto da filosofia de Comte no mundo moderno é grande e inegável e o estudo de suas ideias é imprescindível para a analise do estado atual da sociedade e de sua formação histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário