Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 14 de setembro de 2013

     Ânimo transformador

  Vivemos em meio à intensas transformações. A vida e a história, como diriam Marx e Engels, seriam marcadas por intensas mudanças provocadas pela luta de classes.
  Essas mudanças sempre foram fundamentais para o desenvolvimento das sociedades em geral e, principalmente no aperfeiçoamento das questões políticas e econômicas. Assim aconteceu quando a burguesia iniciante decidiu quebrar as amarras do mundo feudal e hoje vemos proletários do mundo todo se unindo e querendo vencer os impasses impostos pela burguesia, burguesia esta que passou de oprimida à opressora.
  A partir do momento em que a burguesia começou a se consagrar como a nova classe dominante por conta de seu poderio econômico, ela passou a conduzir todos para a direção dos mandamentos capitalistas.O capitalismo, por meio da classe burguesa, acabou criando um único modelo de vida que deveria ser seguido por todos os indivíduos para que eles fossem inseridos na sociedade. O capital passou a produzir, como seu objetivo principal, não mais apenas elementos de necessidade básica, mas também elementos paralelos que serviriam para alimentar com mais fervor os lucros dessa sociedade moderna.
  Essa lógica lucrativa do capitalismo acabou trazendo, contudo, muitas facilidades para os proletários que conseguiram, de um certo modo ainda mínimo, possuir o que a tecnologia produz a mando do capital, tanto por conta dos preços mais acessíveis quanto por causa de políticas públicas que auxiliam na absorção comercial desses produtos pela população. Entretanto, a burguesia ainda detém o poder de manipular a produção, os preços e o público que poderá usufruir dessas novas forças produtivas.
  Se faz necessário, portanto, que nunca se cesse a luta por melhorias e por mais acesso, da população mais abastada, aos novos meios de facilitar a vida moderna: que nunca cesse, pois, a luta de classes. É preciso se encontrar um forte ânimo que influencie os proletários a reivindicar mais perante à burguesia. O capitalismo consagrou-se como principal sistema financeiro da modernidade, no entanto é necessário que não se deixe que ele detenha toda a hegemonia sobre a sociedade e que seus desenvolvimentos possam ser utilizados em benefício de todos, sem distinção ou abusos. Proletários do mundo essa é a função de vocês: utilizarem das novas tecnologias criadas pela burguesia para pressioná-la a favor de uma maior igualdade. Só quando a burguesia perceber que o que hoje ela cria poderá ser utilizado contra ela posteriormente, o mundo se tornará mais igualitariamente acessível. 

        Ana Carolina Alberganti Zanquetta, 1 º ano Direito Noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário