Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 14 de setembro de 2013

Manifesto Comunista

Em “O manifesto comunista” Marx e Engels transmitem aos leitores objetivamente a luta entre a burguesia e o proletário, uma história da humanidade desde os tempos antigos até os dias de então. Os autores descrevem as duas classes que dominaram o cenário da época assumindo o lado favorável à classe proletária.
A obra instigou os trabalhadores da época  a lutarem por seus direitos, sobretudo trabalhistas. O Manifesto previu o que vemos no cenário atual, como o capitalismo desenvolvido liberou forças produtivas nunca vistas. Segundo os autores, para haver uma sociedade sem classe e sem exploração,  só seria possível através da união dos proletários. Na compressão deles, os comunistas deveriam procurar constituir-se em grupos organizados no interior dos partidos operários de massa que possuem características democráticas, para lhes dar uma direção mais firme na luta socialista.

Nota-se, portanto, que os autores não estão preocupados em apresentar uma fórmula pronta de partido, mas sim propor princípios que devem ser adaptados às organizações partidárias a fim de transformar a classe trabalhadora na verdadeira liderança intelectual e politica do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário