Karl Marx detinha de amplos conhecimentos acerca do
pensamento político e social, de forma que, em suas obras, procurou relatar a
globalização instaurada pela burguesia, criando uma rede de comércio através da
navegação e dos novos meios de comunicação. Sua principal obra, O Manifesto Comunista (1948), expunha,
em sua maior parte, as relações políticas e sociais entre proletários e
comunistas, em uma referência crítica ao capitalismo contraposta à defesa da construção de uma sociedade sem classes e sem
Estado, fazendo um apelo à revolução em que se colocasse no lugar “da velha sociedade burguesa uma associação
na qual o livre desenvolvimento de cada membro fosse a condição para o
desenvolvimento de todos." Na obra, Marx enfatiza o condicionamento
das forças produtivas por meio das relações sociais, correlacionando as
condições materiais com as relações sociais.
De um modo geral, pode-se dizer que
o Manifesto Comunista propõe a busca pela solução de problemas tais como a
miséria, a desigualdade e a exploração do trabalhador. Trata-se de um conjunto
afirmativo de ideias revolucionárias contendo elementos científicos e
economicistas que objetivou a compreensão das transformações sociais que
ocorriam no século XX. Contudo, muito mais do que exposições doutrinárias, o
Manifesto era composto de intenções para um chamado global frente uma ação
contra a exploração, para uma revolução proletária contra o capitalismo
burguês: “Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!”
A contemporaneidade de Marx é
evidenciada no agudo desenvolvimento capitalista nos dias de hoje. O
desenvolvimento de tecnologias, resultado da revolução científica e tecnológica
do século XXI, propiciou o progressivo avanço do poderio burguês, que só fez
acentuar a desigualdade e a miséria da classe operária explorada. Por fim, deve-se lembrar que, por meio da
exposição de princípios a serem seguidos pela comunidade, objetivava-se uma
transformação que partisse da classe trabalhadora, mas que, contudo, tais
mudanças servissem de instrumento à humanidade contra a mecanização e alienação
humana.
Gabriela Giaqueto Gomes - 1º Ano Noturno
Gabriela Giaqueto Gomes - 1º Ano Noturno
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