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domingo, 15 de setembro de 2013

"Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado" - Karl Marx

A obra Manifesto Comunista de Karl Marx, pode ser de certa forma considerada um texto didático, pois buscava disseminar a essência do comunismo de maneira a universalizá-lo, esclarescendo-o para classes de operários, exilados, etc. Trata-se da emancipação do homem em relação à natureza, às suas próprias condições, compreendendo a essência do modo de produção capitalista, que manteria-se a mesma com a instauração do comunismo.
Marx observa a constante evolução da ciência que acaba por gerar uma compressão das dimensões(espaço, tempo, etc.) de maneira permanente. Analisa então a questão da Destruição Criativa, que representa o título dado a esta análise, trecho da obra de Marx.
Marx converte ainda a ideia de “utopia”(até então entendida como um lugar no qual as pessoas compartilhavam os bens entre si) em uma característica política, que seria o movimento comunista. Coloca ainda seu discurso sobre a história apresentando que ao longo dela tinha-se o contrário a ideias de irmandade e fraternidade, visto que a sociedade encontrava-se permanentemente dividida entre opressores e oprimidos.
Retomando a questão da destruição criativa, observa que no modo de produção analisado destrói-se o que foi criado para ampliar a dominação, confrontando-se sempre o “dever ser”, sendo esta maneira de produção inaugurada pela burguesia. Busca-se sempre uma superação de limites, conforme foi feito com o liberalismo sobre o sistema autoritário, de maneira revolucionária.
Apresenta a burguesia o capitalismo como a libertação das forças produtivas, ampliando-se capacidades, trasgredindo permanentemente dimensões como espaço e tempo de forma objetiva. Há ainda uma possível relação entre Marx e Bacon, no que tange a ideia do último de que “Saber é Poder”, pois ambos defendem, de certa forma,  o uso do saber, da ciência, como forma de dominar, seja a natureza, seja o mundo.
A destruição criativa mostra-se essencial à medida que a ciência evolui, pois determinados objetos, meios de produção, instrumentos, tornam-se obsoletos conforme o surgimento de novos meios,instrumentos, objetos.
Marx apresenta ainda as contradições da classe burguesa, que seriam: a expansão da capacidade produtiva seguida de uma limitação da capacidade de seus principais sujeitos; sua pretensão global; sua insustentabilidade, pois busca explorar o proletariado em escala global, o que torna a “margem” da sociedade cada vez maior, até que em um momento apenas uma classe se aproprie da civilização. A solução seria, segundo o autor, converter as forças produtivas a favor dos principais sujeitos destas, ou seja, a favor do operariado, de forma a fortalecer as forças de produção, continuando a operar de forma global.

Concluindo, Marx defende a utilidade do sistema burguês, porém apresenta soluções para as contradições deste, a partir da passagem das forças produtivas às mãos do operariado. Apresenta tais informações quase como um “manual de instruções” às classes que deveriam tomar liderança no manifesto comunista para obter os objetivos por Marx delimitados. 

Mayara P. Michéias- 1º ano Direito Diurno UNESP

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