Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
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domingo, 15 de setembro de 2013
Análise do passado com acerto no presente.
Marx e Engels ao elaborarem suas análises sobre o capitalismo, tecem diversos elogios a burguesia sendo vista como revolucionária para sua época. Ao analisarem o modo como a burguesia opera dentro do sistema, os autores fazem a observação de que a burguesia precisa constantemente reinventar suas tecnologias para renovar o ciclo de consumo que o capitalismo exige.
Neste aspecto, vemos um fenômeno hodierno chamado "Obsolescência Planejada" em que as indústrias fabricam seus produtos com data de validade, mesmo não admitindo ou constando na embalagem do produto, este torna-se obsoleto pela velocidade com que a própria indústria o modifica esteticamente ou acrescenta alguns itens supérfluos, criando no indivíduo o desejo de obter o produto mais novo e moderno. Por exemplo, temos a indústria automobilística que constantemente lança no mercado um carro que dentro de pouco tempo recebe uma modificação estética, e assim desvaloriza o anterior atraindo o consumidor a comprar aquele novo mesmo que o seu tenha total condição e utilidade, e o novo somente oferece um visual diferente.
A indústria automobilística no Brasil apresenta também outra contradição do capitalismo, o número de marcas no mercado brasileiro é enorme, portanto, poderíamos constatar uma concorrência grande e uma vantagem ao consumidor que se beneficia das diferenças de preços entre as marcas. Porém, o que vemos é uma falsa ideia de concorrência, uma vez que os carros ditos "populares" de todas as marcas iniciam seus preços de maneira uniforme na faixa de 25/30 mil reais. Isto fere os próprios conceitos de uma liberdade de mercado pregado pelo capitalismo, como podemos observar também em grandes companhias de bebidas como a Coca-Cola que detém uma parcela enorme do mercado e inibe, de certa forma, empresas menores a galgarem no setor.
Portanto, Marx e Engels obtiveram êxito ao realizarem suas análises do capitalismo, em uma época em que este começava a dar seus passos, sendo que estas permanecem atuais quando observamos fenômenos como os citados e tantos outros.
Renan Rosolem Machado - 1º Ano Direito Diurno
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