Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Sociologia Weberiana

Texto Base: A 'objetividade' do conhecimento na ciência social e na ciência política.

No texto antes mencionado, Weber se preocupou muito com a essência do conhecimento, incluindo a ciência jurídica, e como construir o conhecimento dentro das ciências sociais. Ele também procurou aprofundar sua análise ao afirmar que muito do conhecimento parte da assimilação do abstrato, no sentido histórico, que é de onde surge o pensamento racional.

Weber crítica a ideia determinista da ciência: “jamais pode ser tarefa de uma ciência empírica proporcionar normas e ideais obrigatórios, dos quais se possa derivar ‘receitas’ para a prática.” [p.109]. Além de afirmar que a perspectiva de uma única lei histórica vem das raízes irracionais das ações humanas.

Enquanto Marx vê racionalização, Weber vê uma semente irracional. São as raízes irracionais que levam os homens a possuir determinado tipo de conduta.

A perspectiva sociologia weberiana não é partir de leis já estabelecidas, mas sim de apreender o sentido da ação social humana. Sociologia ‘compreensivista’ seria compreender a ação social, que é movida por valores, e não somente por uma força que emana da estrutura da sociedade.

Durante o texto, Weber vai criticar a receita pré-estabelecida do materialismo histórico, que deriva das determinações econômicas. Weber não deixar de dar atenção às determinações econômicas, mas ele acredita que elas não definam todos os aspectos da ação social humana.

O individuo weberiano é livre, autônomo, e suas escolhas dependem das conexões que cada um fazem não no sentido psicológico, mas sua ação social. Dois irmãos, criados na favela, um pode optar por estudar e o outro para o tráfico. Weber dá uma margem para o indivíduo deixar superar a coletividade pelos seus valores, o que não acontece na concepção marxista. O meio [fatores culturais – Marx] vai influir sobre a escolha dos indivíduos.

Por fim, Weber vai discorrer sobre o individualismo metodológico. Esse individualismo é uma margem de liberdade interpretada por Weber, e que com ela, a sociologia weberiana acredita conseguir apreender melhor a realidade concreta.

Citações importantes: “ele [o individuo] pondera e escolhe, entre os possíveis valores em questão, aqueles que estão de acordo com sua própria consciência e sua cosmovisão pessoal” [p. 110].

“(...) uma revista de ciências sociais (...) deve, na medida em que pretender ser científica, ser um lugar onde se busca a verdade do modo que um chinês (...) deva reconhecer a validade de certo ordenamento conceitual da realidade empírica” [p.114].

Nenhum comentário:

Postar um comentário