Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 22 de março de 2023

A imaginação sociológica como forma de esclarecimento no mundo globalizado



    Com o aprimoramento dos meios de comunicação e a consequente instauração do mundo globalizado, a rapidez da circulação das informações fez com que a sociedade se deparasse com uma enorme quantidade de conhecimento de fácil acesso em seu cotidiano. Entretanto, tal conhecimento, baseado, na maioria das vezes, em convicções políticas individuais, leva as pessoas a formarem opiniões desprovidas de qualquer verificação científica. Ou seja, o senso comum, também chamado de “antecipação da mente” pelo filósofo Francis Bacon, torna-se composto por uma série de opiniões tidas como verdadeiras apenas por serem compatíveis com a limitada visão de mundo pessoal. 


     Nesse sentido, nota-se que a ciência do direito torna-se útil para solucionar a dificuldade de se estabelecer um pensamento crítico sobre a sociedade. Um exemplo disso seria através da imaginação sociológica, termo utilizado por Wright Mills e que está relacionado com a “qualidade de espírito” que ajuda as pessoas a fazerem o uso correto da informação e a desenvolver a razão, a fim de que possam perceber, claramente, o que está acontecendo no mundo. Com isso, a ciência do direito permite a ampliação da perspectiva dos indivíduos, que deixam de considerar apenas as crenças presentes em seu contexto pessoal e passam a compreender como o contexto histórico, político e econômico mundial também os afetam diretamente.

 

     Em suma, percebe-se que com a incorporação da imaginação sociológica, utilizada pela ciência do direito, as pessoas libertam-se da condição de considerar como verdade qualquer informação compartilhada e começam a questionar, com base na razão e não mais em suas próprias percepções, o que está sendo divulgado. Portanto, fica evidente que os embasamentos da ciência do direito são responsáveis por garantir o esclarecimento de questões que afetam, juntamente, a biografia de cada um e a história mundial.  


Lara Guerreiro - Primeiro ano de Direito (matutino)

RA: 231223196


Nenhum comentário:

Postar um comentário