Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de maio de 2022

CONSCIÊNCIA FUNCIONAL

 Chego a conclusão de minhas indagações

Após minuciosa análise ideológica

Discordo aqui das pré noções

Possuo outra metodologia sociológica:

 

Observação e compreensão do que é observado

Em razão da coerção sobre as pessoas,

Me refiro aos fatos sociais

Devem estes serem vistos como coisas

 

Critico também o “Pai da sociologia”

Mesmo em sua teoria, não era “tão positivista”

Este produzia ideologias

Percebo suas noções metafísicas logo à primeira vista

 

Ainda,

vejo a sociedade como fator-chave,

Consciência coletiva

Também me influencia para que minha cova, eu cave

 

Restabelecer a norma, a harmonia

Evitar o desequilíbrio e a anomia 

É o que visa a sanção,

Quanto mais presente, mais percebe-se a coerção

 

Vejo a educação como a forja do ser

O papel de incutir regras a serem naturalizadas

Formam assim o “modelo coletivo”

Reproduzido, traduz tais atitudes antes incorporadas

 

Práticas sociais surgem de “causas eficientes”

Estas explicam a utilidade do fato social 

Lembro-me de dividir facilmente

Entre fato social patológico ou normal


Por fim, resumo aqui o funcionalismo

Inter-relação dos fatos sociais,

Que juntos formam um organismo

Prazer, me chamo Durkheim

Nenhum comentário:

Postar um comentário