Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Como fazem os pássaros


            “Twitter”, é o que os pássaros fazem quando "tweet" (gorjeiam),para manter o contato uns com os outros. De forma análoga, nomeou o website criado por um estudante universitário em 2006, considerado na época o serviço ideal para comunicação e conexão entre amigos, família, trabalho por atender suas necessidades e objetivos de forma eficiente e rápida. Isto é, o fato de obter uma resposta veloz, frequente, fácil de digerir, concisa e curta- dentro de 140 caracteres- faz desse site o meio ideal para a sociedade moderna racionalizada.
            Na sociologia de Weber, racionalização refere-se a um processo no qual um número de ações sociais baseiam-se em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, que se manifestou especialmente na sociedade ocidental, em aspectos como o comportamento no mercado capitalista, a administração racional do Estado e a expansão da ciência e tecnologia modernas.
O processo de racionalização ao qual Weber refere-se está relacionado com as mudanças estruturais, culturais e sociais que as sociedades modernas passaram no decorrer do tempo. Essas mudanças geraram grandes impactos, como a gradual construção do capitalismo e a explosão do crescimento dos meios urbanos. Nesse sentido, caracteriza-se essa tendência pela eficiência, isto é, o melhor método para realizar uma tarefa, o método mais rápido para atingir seu objetivo, significa que todos os aspectos de determinada organização se voltam para a minimização do tempo empregado em uma tarefa. Também, a medição, que são metas quantificáveis ao invés de subjetivas.
Para Weber grande parte da vida social havia sido reduzida à lógica racional. Explicações e questionamentos baseados na utilização da razão instrumental quebraram noções preconcebidas e ancoradas no núcleo religioso tradicional. Contudo, alguns teóricos argumentam que os impactos desse processo estão indicados na impessoalidade e apatia do processo burocrático, que, apesar de necessário nas complexas organizações que temos hoje, exacerba o crescente sentimento de abandono e apatia do sujeito moderno em função do desolamento causado pelo fatalismo de um mundo ultrarracionalizado. De forma ilustrativa, nota-se a substituição do contato face a face pelo contato tela a tela. O Twitter é o meio preferido em nossa vida agitada, uma realidade cheia de oportunidades, que logo se extinguem. O que se perde, portanto, é a intimidade, durabilidade e profundidade das relações.



Giovanna Menato Pasquini, 1º Direito, Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário