Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Busca pelo Conhecimento

     No dia 24 de abril, houve uma denúncia para a polícia nova-iorquina de que um pacote suspeito teria sido deixado na Estátua da Liberdade, no interior de uma das bilheterias do centro de recepção de turistas, ocasionando a retirada de todas as pessoas do local. A área foi revistada e pareceu segura, porém a busca continuou por precaução.
     A notícia anterior pode servir como metáfora ao pensamento do filósofo Francis Bacon, este defendia a existência de dois métodos da ciência: cultivo das ciências e descoberta científica. O primeiro seria a antecipação da mente e o segundo, a interpretação da mente por meio da exploração e experimentação sem limites a fim de se chegar a um conhecimento novo.
     Percebe-se que a ação da polícia estadunidense pode ser identificada como descoberta científica uma vez que a varredura no local onde supostamente teria uma bomba pode ser classificada como um ato de exploração para se chegar a um conhecimento novo, a presença ou não do explosivo. Deste modo, o filósofo seria representado pela polícia em uma busca incessante atrás de determinado conhecimento.
     Ocasionalmente, o esquadrão antibombas saberá se há perigo no local; entretanto, segundo Bacon, a razão não está ao alcance do homem comum ao afirmar: "não busca através de prenoções a anuência do intelecto, nem pretende, pela utilidade ou por seus efeitos, pôr-se ao alcance do comum dos homens.".
     Portanto, para Bacon, a razão deve ser escrava da experiência e esta é um método para o alcance daquela como representado pela ação dos policiais, que iniciaram intensa busca pela bomba antes de qualquer declaração ou conclusão. Assim nota-se que o filósofo em questão propõe um método para a busca pela razão, sendo o primeiro a sistematizar os aspectos da natureza.



Camila Migotto Dourado
1º ano - Direito diurno
Introdução à Sociologia - Aula 03
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário