Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 15 de abril de 2014

Ordem e Progreso

Inspirado pela lógica Iluminista e pelo nascimento da sociedade industrial, Comte desenvolveu a doutrina do positivismo que tinha como base, afastar-se da teologia e da metafísica e embasar-se no empirismo a partir de dados concretos com objetivo de se chegar a um conhecimento verdadeiro.      
                                   
Ordem e Progresso, como diz a bandeira brasileira, são ideias positivistas que estão presentes na história do Brasil desde o processo de formação da República. Essas ideias chegaram ao Brasil por volta de 1850 trazidas por quem anteriormente estudava na França, muito influenciada por esta corrente de pensamento. O principal lema (positivista) inspirador foi: "o amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim".

Além da bandeira do país, a separação de Igreja  Estado, a revogação de medidas anticlericais, a reforma educacional proposta por Benjamin Constant, o qual foi professor da escola militar e defensor dos princípios positivistas, o exercício do casamento civil e da liberdade religiosa foram características influenciadas e modificadas por essa corrente filosófica presente no país.

O  positivismo foi a principal corrente de pensamento das escolas militares,influenciando até o movimento Tenetista da década de 1920, alem de influenciar a criação de escolas como a Politécnica de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário