Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 15 de abril de 2014


Desordem e Progresso
  Augusto Comte define o positivismo como o último estágio da construção do conhecimento, os outros estágios são o teológico (que explica os fenômenos através de seres sobrenaturais) e o metafisico (que busca o raciocínio argumentativo baseado em aspectos abstratos).  Sendo assim, o positivismo seria a observação e explicação útil/pontual dos fatos, e procura sempre uma ciência a favor do bem da humanidade.
    A filosofia positivista é, ainda, uma física social (sociologia), uma ciência mais complexa que a física, a matemática e a astronomia, pois, ao contrário delas, é incapaz de estabelecer leis e fórmulas que expliquem o comportamento da sociedade (que é imprevisível e instável).
    Além disso, Comte faz um paralelo com as leis newtonianas da Estática e da Dinâmica, afirmando que elas são aplicáveis à sociedade. A Estática seria o Estado, o Direito, as leis e a moral (que representam a ORDEM) e possuir essas instituições significa que o povo tem aptidão para agir (Dinâmica = PROGRESSO).
    Esse pensamento tem sido muito criticado atualmente, pois se acredita na necessidade de uma mobilização social (quebra da ordem) para que sejam mudados alguns panoramas de insatisfação popular e, assim, haver progresso.  

Letícia de Oliveira e Souza, Direito Matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário