Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 15 de abril de 2014

A uniformização imposta pelo Positivismo

       Augusto Comte é considerado o pai do Positivismo. Tratando-o como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, Comte acreditava que o Positivismo seria o último estágio da evolução do pensamento humano. Também propunha a reforma da educação por meio do rompimento com o isolamento das ciências, "compactando" as mesmas. O Positivismo, pelo ver de Comte, seria a necessidade de conhecer a sociedade a partir de sua dinâmica real, observando os fenômenos existentes e ao se opor ao racionalismo e ao idealismo, descobrir e aprofundar o estudo das leis. O conhecimento científico seria a única forma de conhecer verdadeiramente as coisas, sendo a busca das mesmas "insolúvel e inútil".
       Sem a regulação das relações e competições sociais pelo mercado impostas no liberalismo, a sociedade analisada pela visão positiva traria auxílio na organização social e política, além do amadurecimento do espírito humano. Orgânica, essa sociedade teria uma divisão de funções, onde cada indivíduo contribuiria de alguma maneira para o progresso do todo. Mas ao contrário do que a burguesia fez na Revolução Francesa, Comte acreditava que as mudanças deveriam ser feitas de maneira harmônica e com elementos imutáveis (Estado, Família..), para que o desenvolvimento se desse sem grandes alardes. A Ordem seria o divisor de águas entre o caos e o Progresso, mas só funcionaria se todos colaborassem na manutenção da sociedade e do seu bem estar.
      Ao afastar o teológico e o metafísico do conhecimento, Augusto Comte cria a religião positivista, que uniria a moral humana e regeneraria a "corrompida" sociedade. Seu Ser Supremo seria a Humanidade Personificada, que, como todo o pensamento positivista, seria a compactação de todos os seres que contribuíram na progressão do conhecimento humano.
     Sistematizando a sociologia, Augusto Comte buscou o desenvolvimento do conhecimento científico e da interpretação da sociedade, fazendo com que todas as ciências fossem unidas, tudo em nome de um Progresso. Porém, ao mesmo tempo ele formata a dinâmica social, não deixando margem para outras formas de interpretação e imaginação, tratando todas as sociedades de uma maneira uniforme, de modo que o status quo nunca se inverta. 

Vitória Schincariol Andrade - 1° Ano Direito Noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário