Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 11 de maio de 2012


Interiorização da coletividade no individuo


A partir da obra “As regras do método sociológico”, Emile Durkheim tenta dar credibilidade a sociologia no meio cientifico.
Assim, esse trabalha com a ideia de fato social ( independe do individuo, mas tem como substrato o agir do homem em sociedade) onde acredita que devemos analisar os fatos sociais como coisas e reconhecê-los e compreende-los. Durkheim acredita que os fatos sociais exercem uma coerção sobre os indivíduos, de modo a padronizar os seus comportamentos coletivamente- ou seja, enxerga como coercitivas as regras impostas pela sociedade- visualiza dessa maneira a educação como um meio de lapidação do ser social, pois lhe incute regras que vão sendo interiorizadas. Destarte, a acomodação as regras pela educação e coerção padronizam nossos comportamentos, comportamentos esses que não são nossos, mas sim “sociais”, mas que reproduzimos, até por medo de ser submetido a possíveis sanções e punições de diversos caracteres. Como exemplo: o casamento, o batizado, a monogamia, entre outros. Durkheim também critica em sua obra o fluxo ser das ideias para as coisas e não das coisas para as ideias.Este acredita que o distanciamento critico leva a uma analise mais profunda das coisas, apesar de poder ser usado para o bem e para o mal, assim não se limita a estudar apenas sociedades ocidentais
Logo, podemos notar que Emile Durkheim tem uma visão mais distanciada e profunda da sociedade, crendo nos fatos sociais como coisas contrariamente a Comte que as enxerga como ideias e que mantém uma noção mais metafísica da sociologia. Ademais, podemos notar que Durkheim se utiliza amiudadamente de ideais presentes em Bacon comoa ideia de que as ciências tem como objetivo proporcionar o bem estar do ser humano e a sociologia apontar os desequilíbrios que a atrapalham a sociedade nessa busca. Alem da similaridade da ideia de que pré noções atrapalham a busca pela verdade, colocada por Bacon na ideia do combate aos “ídolos da mente”. Assim, visualiza-se novamente a ideia de coercitividade, pois já há a noção de pré-noçoes interiorizadas pela sociedade. Dessa forma, fundamenta-se a sua obra e seu estudo através dessas bases.
 

Um comentário:

  1. Professor, postei novamente esse texto, pois antes havia postado pela conta da Lorena Perozzi que havia ficado salva no meu computador e que so vi agora, desculpe o mal entendido... já esta com meu nome na publição com nome dela, acabei de corrigir.

    ResponderExcluir