Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Émile Durkheim vem nos explicar no capítulo 5, o fato social e sua função. Esse funcionalismo nada mais é do que casa instituição social cumprindo seu papel para que o corpo (o todo) funcione de maneira organizada. Além disso, o filósofo nos apresenta um novo conceito, o da causa eficiente.
Para Durkheim, todo fato social tem a sua causa eficiente, isto é, uma ligação no conjunto do funcionamento da sociedade. É nesse contexto que ele faz uma observação interessaant. Segundo Durkheim, o casamento é uma instituição cuja causa eficiente é a reprodução do organismo social. Subentende-se que, para ele, esse é o aspecto final do casamento, o intuito maior. Nada de sentimentalismo ou emoções. Nada de "amor à primeira vista" ou "felizes para sempre", pois tudo se resume apenas ao aspecto da procriação da espécie.
Essa é uma visão um tanto quanto racional. Aliás, o racionalismo é uma forma de explicação dos fatos que nos faz enxergar por um ângulo diferente. Essa nova forma de enxergar as coisas, de ver a realidade "nua e crua" é bem interessante, ao mesmo tempo em que é um tanto assustadora para nós seres humanos. Penso que talvez seja por isso que nos apegamos a outras formas de pensamento, como a religião, por exemplo, que apresenta uma visão mais humana das situações.
Isso não deve ser interpretado, porém, como uma fuga da realidade, pelo contrário, outras explicações, 'não-racionais", nos dão respontas muito críveis. O racionalismo responde a várias questões, mas não a todas. Devemos, pois, saber distinguir o que é fantasia de outras correntes de pensamento e o que é verdadeiraa explicação do racionalismo.

Maria Cláudia S. Cardin - Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário