Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 26 de abril de 2012


                 Elementos sociais intrínsecos à concepção positiva
A Filosofia positiva, desde sua criação, faz parte da estrutura social. Vários sistemas de governos políticos a adotaram com base teórica, um exemplo foi a ditadura Varguista vivida na primeira metade do século XX no Brasil. Muitas ciências são pautadas na teoria positiva como o próprio direito que através de seus ditames normativos busca sempre a manutenção da ordem.
Problemas sociais enfrentados hoje pela humanidade atualmente, como os miseráveis habitantes dos centros das grandes cidades brasileiras podem ser conceituados como uma patologia de cunho social e que a sociologia intrínseca à física social de Comte tenta achar subsídios para combatê-la.
Há quem diga que a filosofia de Augusto Comte é conservadora, porém se as propostas de Comte forem analisadas mais a fundo é possível perceber que o único ponto conservador de Comte é sua tentativa de se conseguir Ordem e Progresso o que não e suficiente para designá-lo como conservadorista, pois se assim o fosse vários estados também o seriam.
Auguste Comte foi um filósofo francês de grande importância para a sociedade moderna da primeira metade do século XIX, por ser o criador da filosofia positivista, vale ressaltar que suas análises são utilizadas até hoje.
Em sua obra curso de filosofia positiva, Comte apresenta uma base teórica engendrada no empirismo, ou seja, as observações constituem o método de obtenção de conhecimento. A teoria positivista de Comte foi uma continuidade à revolução iniciada por Descartes e Bacon. Para Comte o princípio fundamental de uma sociedade é a promoção da ordem e do progresso.
A partir da análise aqui estabelecida logo percebemos a influência de Comte na construção da sociedade moderna pautada em conceitos adjacentes à concepção positiva de conhecimento. Nosso próprio país carrega em sua bandeira o lema extremamente Comtiano que é Ordem e progresso, ou seja, se formos aqui refletir acerca das inúmeras influências de Comte na sociedade levaríamos muito tempo, pois como já foi dito a sociedade foi e continua sendo pautada em preceitos de Auguste Comte e que norteiam o modo de pensar de seus viventes.

Afonso Marinho Catisti de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário