Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Atrelado ao Contemporâneo

Em sua obra "Novum Organum", Francis Bacon expõe claramente seu conceito sobre a busca pela verdade. Segundo ele a mente deve ser ultilizada juntamente com experiências, ou seja, deve-se submeter os fenômenos a testes para conferir a exatidão destes. Tal prática é conhecida como "Método Indutivo de Bacon", no qual o filósofo discorda das teorias Aristotélicas sobre a dedução a partir de uma ideia universal que não se importa com as observações, valendo-se de silogismos nos quais os resultados eram definidos de modo generalizado e precipitado. Logo, o empirismo de Bacon critica Aristóteles e sua lógica, uma vez que, segundo ele, esta nao acrescenta nada ao indivíduo, portanto a ciência nao pode guiar-se por ela.
Para Bacon todo conhecimento tinha como prioridade ser posto em prática, assim o advento do "Novum Organum" seria o instrumento filosófico para produzir obras que incidissem sobre a vida concreta. Dessa forma, critica, ainda, as diversas ideias que não se tornaram obras, pois para ele a ciência nao deveria ser apenas mero exercício da mente, os fundamentos das ciências devem ser apropriados do lado prático e determinar o lado contemplativo.
Segundo Bacon o homem deveria dominar a natureza e usa-la a seu favor. Tendo-se em vista a realidade contemporânea, podemos dizer que os preceitos de Bacon foram alcançados, uma vez que o homem usufruiu de tal forma dos bens naturais que foi capaz de faze-los escassos. No entanto, torna-se inviavel critica-lo quanto a esse desejo por domar a natureza, visto que seu intuito era sobretudo o benefício do ser humano, além de que, introduzido a seu contexto histórico, as noções de sustentabilidade eram ainda inexistentes.
Por conseguinte, a teoria baconiana fez-se precisa durante a evolução social, pois esteve de acordo com o desenvolvimento de tecnologias que efetivamente melhoraram a condição humana. Atualmente o primordial é a adaptação dos princípios de Bacon ao contexto contemporâneo, no qual destaca-se a preservaçao dos bens naturais e a necessidade de que a ciência se transforme aplicável em aspectos igualitários.

Giovanna Cardassi dos Santos Yarid - Texto sobre Francis Bacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário