Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

COMTE NO NOSSO DIA-A-DIA

A filosofia positivista de Comte, iniciada com Bacon e Descartes, propõe uma análise objetiva e imparcial da sociedade como ela é, e não como ela deveria ser. Com as novas exigências da sociedade moderna, vem a necessidade de se ter uma ciência que analise todas essas novas relações socias e os problemas que surgem delas, a isso Comte chamou de "física social".
Mas o positivismo, cujo lema "Ordem e Progresso" stá estampado em nossa bandeira, não esteve presente somente no governo Vargas e na Ditadura Militar. Ele ainda existe hoje, no nosso dia-a-dia, muito embora não queiramos admitir.
Comte afirmava que, para que haja o progresso é preciso cada elemento social estar no seu devido lugar, cumprindo o papel que lhe cabe, e que lhe foi destinado, não havendo possibilidade de tranferência de cargos entre as pessoas.
Realmente, para que a sociedade funcione e progrida é preciso que cada elemento social cumpra seu papel dentro da sociedade. É como se cada setor social fosse uma engrenagem de um grande relógio, assim, o operário é tão importante quanto o dono da fábrica, o gari tão importante quando o empresário, a doméstica tão importante quanto a mádica, e assim por diante, já que cada setor depende do outro, há uma inter-relação entre eles. Mas o problema é que existem cargos melhor remunerados e que proporcionam uma melhor condição de vida do que outros. E somente as pessoas que têm acesso a uma boa educação ou a alguma opurtunidade chegam a esses cargos, ficando os pobres e miseráveis praticamente impossibilitados de alcançá-los. É como se fosse um círculo vicioso: um rico vai dar boa educação para seu filho, que provavelmente será rico; e um pobre quase que certamente não terá condições de proporcionar tal educação ao seu filho, que terá grande chance de ser pobre também. Cada papel na sociedade tem igual importância para seu funcionamento, e a boa execução de cada ofício é fundamental para que haja progresso, mas como eles não são igualmente remunerados e reconhecidos gera a má distribuição de renda e, consequentemente a pobreza, a fome, a miséria e grande parte dos problemas socias enfrentados atualmente.
Por isso, infelizmente, salvo excessões, Comte estava certo ao afirmar que cada um está destinado a cumprir o papel que lhe cabe na sociedade, quase não havendo possibilidade de mudanças drásticas de cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário