Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 24 de março de 2012

Poder é sobreviver


Francis Bacon, em “Novum Organum”, apresenta a tese de que o homem deve exercer o seu poder sobre a natureza por meio do estudo das ciências, segundo ele: “Saber é poder”. Também expõe sua visão de que a o método correto de fazer ciência é diferente daquele utilizado na Antiguidade pelos filósofos gregos, o qual possuía o propósito de mero exercício da mente; é o método em que a ciência tem utilidade prática, atende às necessidades da sociedade. Em decorrência dessa mudança no conceito de fazer ciência, inúmeras descobertas foram feitas, colocadas em práticas e são essenciais no dia-a-dia atual. Porém, muitas dessas grandes invenções trazem consequências alarmantes à sociedade contemporânea, como por exemplo, o tão citado aquecimento global.
                O Tear industrial, a máquina a vapor, a penicilina, a energia elétrica, são invenções contemporâneas consequentes do novo método ditado por Bacon e que revolucionaram o modo de vida do ser humano. Anteriormente a esses inventos, roupas eram confeccionadas à mão por artesãos tendo por consequência uma grande demora para sua produção, o transporte era realizado com base em equinos e escravos , doenças que hoje são consideradas simples, como uma gripe, matavam milhares de pessoas, o lampião era o meio de se obter a claridade.
                Os novos inventos, ao contrário do que acontecia nos séculos anteriores, passam a ser de largo alcance e não apenas para uma restrita elite. A produção de roupa passa a ser feita em larga escala, é criado o sistema de transporte público, que mesmo sendo muitas vezes falho, procura atender a maior parte da população, remédios passam a ser amplamente produzidos e passa a haver cura para doenças antes incuráveis, criam-se diversas formas de produção de energia elétrica, entre outras melhorias na qualidade de vida das pessoas em geral.
                Entretanto, o que não se sabia era que se por um lado as novas descobertas facilitavam e melhoravam muito a vida da população, elas também traziam consigo consequência negativas as quais poderiam chegar a comprometer a  vida no Planeta .  O Aquecimento Global é uma dessas consequências, ele vem ocorrendo em decorrência da liberação de gases poluentes na atmosfera, esses são provenientes principalmente dos combustíveis escolhidos como preferenciais na sustentação das descobertas contemporâneas, como as indústrias, os automóveis, a produção de energia; esses combustíveis são denominados combustíveis fósseis e sua queima acaba acarretando uma dificuldade na dispersão do calor.
                Os efeitos desse fenômeno são sentidos diariamente, nota-se a diminuição das calotas polares com o aumento do nível dos oceanos, o calor cada vez mais intenso, o aumento de fenômenos como furacões e terremotos, entre outros. A humanidade está cada vez mais preocupada com essa situação e procura soluções para resolução do problema.
De acordo com Bacon, o homem só terá o domínio pleno da natureza se obedecê-la. Só terá o poder sobre ela se estudá-la. Assim, estudar, conhecer a natureza obedecendo-a, fazendo descobertas científicas que atendam às novas demandas da atualidade, como as energias renováveis, pode ser a solução tão procurada, ansiada, sendo assim a chance do homem mudar sua realidade para que as próximas gerações ainda possam habitar o chamado Planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário