Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um fantasma ronda a Europa

O célebre documento histórico, revolucionário aos padrões da época, e de suma importância no que tange à compreensão sobre as origens da ascensão burguesa, a luta das classes sociais e da missão do proletariado, foi publicado no dia 21 de Fevereiro de 1848, por Karl Marx e Friedrich Engels, sobre a insigne frase: “Um fantasma ronda a Europa: o fantasma do comunismo.”
Trata-se de um documento cujo intuito é o de denunciar o regime capitalista e incitar o proletariado, descontente com as circunstâncias nas quais se encontravam, a reivindicar seu espaço na sociedade.

No primeiro capítulo, Marx afirma que a história da sociedade humana é impulsionada pelas lutas das classes sociais, tendo, como conseqüência, as revoluções. E mais, faz-se mister apresentar o contexto histórico da classe burguesa, descrevendo as enormes transformações que a burguesia industrial provocava no mundo, representando na história um papel essencialmente revolucionário. Ademais, relata-se o fenômeno da globalização que a burguesia implementava no comércio, na navegação e nos meios de comunicação.

Nota-se, no segundo capítulo, o ideal de aproximar comunistas de proletariado, cujo objetivo seria a derrocada do poderia burguês e a conseqüente conquista do poder pelo proletariado, tendo como pilar fundamental a ausência de propriedade privada. Ressaltam-se, ainda, os problemas decorrentes da exploração capitalista através da utilização das mãos de obras baratas – principalmente de crianças e mulheres e da excessiva jornada de trabalho. Consequentemente, tem-se a destruição das relações familiares além das deploráveis condições de higiene nos interiores das diversas fábricas.

Aprofunda-se, no terceiro capítulo, a discussão sobre os três tipos de socialismos, quais sejam: o reacionário, o conservador-burguês e crítico-utópico. Dentre estes, pode-se atentar para o fato de serem correntes socialistas que tiveram significado pelos ideais que traziam como o fim da exploração, da reprodução social, e a vitória da classe operaria.

Ressalta-se, por fim, através da expressão "proletários de todos os paises, uni-vos", sobre a importância crítica de um movimento em que todos os explorados economicamente que necessitavam realizar o quanto antes, já que a exploração do capitalismo crescia a cada momento, tornando-se a cada dia mais perverso em suas raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário