Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comte – Filosofia Positiva no contexto da Revolução Industrial

Comte afirma que a sociedade só pode ser convenientemente reorganizada através de uma completa reforma intelectual do homem. Acredita que, antes de proceder à ação prática imediata, seria necessário fornecer aos homens novos hábitos de pensar de acordo com o estado das ciências de seu tempo.
O autor alega ter descoberto uma lei fundamental pela qual passa cada ramo de nosso conhecimento. Esta lei seria dividida em três estados históricos: estado teológico ou fictício, estado metafísico ou abstrato, estado científico ou positivo. Seriam métodos de filosofar do espírito humano.
O primeiro deles, o estado teológico ou fictício, explica os fenômenos por meio da atuação de agentes sobrenaturais. O metafísico ou abstrato apenas substitui os agentes naturais por forças abstratas, entidades personificadas inerentes aos seres do mundo. Por fim, no estado positivo, o espírito humano busca descobrir, através do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, deixando de lado as causas íntimas dos fenômenos.
Auguste aponta o curso de filosofia positiva como o único meio racional capaz de pôr em evidência as leis lógicas do espírito humano. Como propriedades fundamentais da proposta positivista, podem ser destacados a reforma da educação, a combinação de várias ciências para atingir melhores resultados, observação das leis gerais da sociedade, reorganização social da sociedade moderna.
O positivismo é visto como a conclusão da revolução iniciado por Bacon e Descartes. A física social (posteriormente Sociologia), nova ciência de Comte, experimenta, observa, compara e classifica, baseando-se no conhecimento consolidado das demais ciências, ou seja, busca a compreensão da realidade social. Os fenômenos sociais devem ser explicados em termos sociais. Estes fenômenos, com o cuidado de se evitar o materialismo, podem também ser percebidos como outros fenômenos naturais.
O positivismo encara a ciência como investigação daquilo que é real, relacionando o abstrato e o concreto, o objetivo e o subjetivo. A ciência é concebida não apenas de forma técnica, mas principalmente para possibilitar uma interpretação de mundo.
Esta filosofia positiva de Comte propõe uma reorganização política, social e econômica dentro do contexto social da revolução industrial.
POSTADO POR ALYSSON PIMENTA RODRIGUES – 1º ANO – DIREITO NOTURNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário