Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O desenvolvimento da classe proletária

Em o "Manifesto do Partido Comunista" Marx faz uma crítica ao sistema capitalista e suas consequências para a sociedade da época, principalmente a respeito da classe operária, que vive nessa época em más condições de vida, vendo isso, Marx propõe uma organização do proletariado em uma classe social capaz de mudar essa situação.

Para Marx essa mudança seria a revolução, mas para que esta seja alcançada seria necessário um desenvolvimento da burguesia industrial para que a partir deste, o proletariado industrial se desenvolva.ou seja, é preciso que a burguesia cumpra seu papel para que a revolução proletária seja possível.

O desenvolvimento da burguesia industrial, causa do desenvolvimento do proletariado, seria baseado na transformação dos meios de produção, mas que isso se daria à custa da exploração do trabalho operário, e o texto contribui para a tentativa de se achar uma solução para os problemas causados por essa exploração.

A revolução partiria de uma luta com bases na organização social de uma classe, onde seria pregado o fim da propriedade privada, o que gerou diversas interpretações incorretas, e que se multiplicaram entre a população geral temente ao comunismo. sobre suas metas. Porque na realidade este não visa acabar com o poder de conquista dos produtos sociais, e sim elimina o tipo de trabalho que é submisso aos detentores dessa conquista.Causando a destruição do conceito de divisão das classes sociais.

Concluindo, O Manifesto do Partido Comunista visa a substituição da sociedade capitalista burguesa, pelo desenvolvimento dela própria, onde o proletariado industrial também se desenvolveria, organizando-se e partindo para a revolução. Após essa revolução a nova sociedade comunista seria baseada em uma associação onde cada indivíduo poderia se desenvolver livremente e que esse desenvolvimento seria a condição para o desenvolvimento de todas as outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário