Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 26 de março de 2011

Novo estágio do pensamento filosófico


O conhecido filósofo francês Descartes (1596-1650) é considerado o fundador do racionalismo moderno, inaugurando, assim, uma nova postura do conhecimento humano.
Nessa perspectiva, a intuição passa a ser considerada um método inapropriado para chegar ao conhecimento e os critérios rigorosos tendo por base a razão são aqueles tidos como essenciais para chegar a tal finalidade.
Comitantemente, Descartes decidira colocar tudo em dúvida para ver se alguma proposição resistia a esse esforço, quando deparou com a tão conhecida frase " Penso, logo existo" ( Cogito, ergo sun). Nenhuma objeto do pensamento resiste a essa objeção. Portanto, observou-se que podia por tudo em dúvida, exceto o fato que pensava.
Assim, conclui-se que com esses pressupostos foi-se firmando o racionalismo moderno, que residi no sujeito o fundamento do ato de conhecer, sendo o objeto mero ponto de referência. O pensamento opera com ideias e não com coisas concretas; o objeto do conhecimento é uma ideia construída pela razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário