"Ordem e Progresso" é uma frase desenvolvida pelo filósofo Auguste Comte, que simboliza uma sociedade regida através desses dois termos. Acerca desse assunto, é importante dizer que Comte é considerado o pai da sociologia por ser a primeira a pessoa a determinar que as humanidades também deveriam ser uma ciência, estruturada por meio do estudo dos fenômenos sociais. Segundo o filósofo, a humanidade passou por três estágios ao longo de sua evolução: O Estado Teológico, em que as explicações sobre mundo eram baseadas na religião e em seres divinos; o Estado Metafísico, no qual abandona-se as justificativas religiosas e entram as reflexões feitas pelos filósofos, e por fim, o Estado Positivo, caracterizado por ser o último e mais evoluído estágio da sociedade, em vista de ser fundamentado no uso da ciência e da racionalidade.
E seria justamente nesse estágio final em que a sociedade, por ser regida através da razão e do conhecimento, percorreria um fluxo dinâmico, seguindo então uma ordem e progresso. Entretanto, se relacionamos essa filosofia com nosso contexto político recente percebemos que na realidade nós brasileiros não nos baseamos na razão, e principalmente, na ciência tanto assim. Isso pois, analisando o periódo da pandemia, ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, houve uma altíssima negação da ciência acerca da eficácia das vacinas que estavam sendo produzidas para conter o vírus da COVID-19. Muitos brasileiros durante esse periódo, além de se recusarem a tomar a medicação, incentivavam outros indivíduos a terem a mesma atitude, e propagavam diversas fake news sobre os efeitos colaterais. Dentre os brasileiros, está incluindo também o próprio Bolsonaro, o qual usou a frase "Se virar jacaré, o problema é seu" durante uma entrevista realizada durante a época em que as vacinas seriam liberadas. Tal situação evidencia uma situação preocupante em nossa sociedade, pois o até então presidente da república, que deveria ser um símbolo de autoridade capaz de incentivar a população a tomar medidas eficazes para conter o avanço da pandemia, era um dos primeiros a ir contra todas as medidas recomendadas para a contenção do vírus, induzindo outras pessoas a fazerem o mesmo.
Devido a isso, não é possível dizer que nossa sociedade atual é uma sociedade moldada nos pilares de Comte. A negação da ciência, a propagação da ignorância, a falta de usar a própria racionalidade são fatores antagônicos com a formação de uma humanidade estruturada em uma certa ordem. Consequentemente, sem essa ordem, também não há o surgimento de um progesso social, fazendo com que a população brasileira fique estagnada em um ambiente ignorante e retrocedido. Portanto, todo esse quadro vivencido durante o governo do Bolsonaro mancha o lema de "Ordem e Progresso" trago em nossa bandeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário